Física
Já imaginou como seria viver num mundo onde não existisse eletricidade? No fundo, era como se recuássemos uns séculos no tempo, e nos confrontássemos com um lugar menos agitado, mais escuro, frio e silencioso. A tremenda importância da eletricidade para a edificação do mundo moderno, impõe que se conheça a história da sua descoberta. Como se controlou esta força fundamental da natureza? Qual o caminho percorrido até chegarmos aos dias de hoje?
O documentário “Faísca” - primeiro episódio da série “A História da Eletricidade” – responde a estas questões, construindo uma narrativa em torno dos cientistas que começaram a desvendar os seus mistérios.
A história principia no século XVIII, altura em que Francis Hauksbee iniciou uma revolução elétrica ao inventar uma máquina que produzia eletricidade com o rodar de uma manivela. Até aqui, este fenómeno era apenas objeto de mera curiosidade, não sendo alvo de interesse por parte dos intelectuais da época. Contudo, a partir deste período, vários filósofos naturais, como Stephen Gray, Benjamin Franklin, Henry Cavendish, Luigi Galvani e Alessandro Volta, procuraram compreender a eletricidade do ponto de vista científico, retirando-a do domínio do entretenimento a que estava confinada. Estudaram, deste modo, a sua ligação com a vida prática, e tentaram construir instrumentos para produzi-la e armazená-la.
Este é um documentário de enorme interesse, que nos convida a conhecer a história da eletricidade, cuja descoberta marcou o início de uma nova era. Sinopse Ciência 2.0
Já imaginou como seria viver num mundo onde não existisse eletricidade? No fundo, era como se recuássemos uns séculos no tempo, e nos confrontássemos com um lugar menos agitado, mais escuro, frio e silencioso. A tremenda importância da eletricidade para a edificação do mundo moderno, impõe que se conheça a história da sua descoberta. Como se controlou esta força fundamental da natureza? Qual o caminho percorrido até chegarmos