física
PROFESSOR EDSON.
Questão 1. Temos um corpo de massa m = 4Kg, inicialmente em repouso. Este corpo sofre a ação de uma força F = 20N e desloca-se por uma distância de 2m. Determine:
a) O trabalho realizado pela força no deslocamento.
b) A velocidade final do corpo.
Questão 2. O vetor quantidade de movimento, relativo a um corpo de massa 6,0 kg, tem, num determinado instante, módulo 18 kg · m/s. Nesse mesmo instante, determine a energia cinética do corpo, segundo o mesmo referencial.
Questão 3. Um corpo de massa M = 4 kg está apoiado sobre uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o corpo e o plano é de 0,30, e o coeficiente de atrito dinâmico é 0,20. Determine a aceleração adquirida pelo corpo nos casos abaixo: podemos afirmar que: (g = 10 m/s2)
a) Se empurrarmos o corpo com uma força F horizontal de intensidade F = 15 N.
b) Se empurrarmos o corpo com uma força F horizontal de intensidade F = 40 N.
Questão 4.
Sabendo-se que a massa de cada corpo indicado nas figuras abaixo é igual a 5kg. Determine para cada caso a aceleração adquirida pelo corpo
Questão 5. A figura abaixo mostra imagens de um teste de colisão. A foto A revela o momento exato da colisão do carro com o muro. Nesse instante, a velocidade do carro era 56 km/h. As fotos B, C e D são imagens sequenciais da colisão. O motorista, que usa cinto de segurança, fica espremido entre seu banco e o volante. A criança, que estava sentada no banco da frente, ao lado do motorista, bate no para-brisa e é arremessada para fora do carro.
CARRON, W., GUIMARÃES, O. As Faces da Física. São
Paulo: Moderna, 2008, p. 115. (com adaptações).
Com relação ao que foi dito acima e, baseando-se nos conhecimentos de Física, assinale verdadeiro ou falso:
a) Não é necessário que os passageiros, sentados na parte traseira do carro, usem cinto de segurança.
b) Em razão da inércia, os passageiros são lançados para frente,