Física
O uso de óculos escuros de baixa qualidade pode fazer o usuário se arriscar mais na exposição às radiações UV. Assim, é melhor não usar esses óculos. Como os óculos escuros de baixa qualidade podem facilitar que os raios UV provoquem danos irreparáveis em nossa visão?
O que acontece nesses óculos de baixa qualidade, é que as lentes são apenas tingidas de uma cor escura, para dar a sensação de proteção para os olhos, mas não há filtração dos raios UV. Quando ficamos no escuro, a nossa pupila fica dilatada, facilitando a entrada de luz, e o uso de óculos que não tem filtro prejudica mais os olhos do que ficar sem ele, pois quando usamos esses óculos, a pupila se dilata e facilita ainda mais a entrada desses raios. O ideal é procurar óculos com lentes de qualidade, para realmente filtrar esses raios, para evitar problemas futuros.
6. Descubra como é o tecido da retina de nossos olhos e como a radiação UV pode afetá-lo.
A retina é uma camada de tecido dos nossos olhos sensível à luz. Os raios de luz refletidos, são refratados e focados sobre a retina, que é o tecido que transforma a luz em estímulo nervoso que são transmitidos ao cérebro e responsável por transmitir ao cérebro as imagens captadas pelos olhos. Os raios UV prejudicam o funcionamento da retina, e podem causar danos irreversíveis na retina, dependendo da duração e da intensidade da exposição. Quando os danos atingem à área central da retina, a mácula, que distingue os detalhes (cores, etc), pode fazer com que a pessoa perca a visão. A retinopatia é um exemplo de doença causada pelos raios UV.