física
Rodrigo Aragão Matias, Joyce Eveny Santos da Silva, Paulo César Lima Santos.
Bolsista PRH-XX PB, E-mail, 1Departamento, Unidade, Universidade, 2Departamento, Unidade, Universidade, 3Departamento, Unidade, Universidade
R E S U M O
MOTIVAÇÃO: Realizando pesquisas de possíveis temas, surgiu a questão do reaproveitamento energético do lixo. A motivação surgiu no momento em que aprofundamos nossas pesquisas no tema e percebemos que seria uma boa oportunidade trabalhar com o assunto. A ideia de especificar o tema nasceu em nossas reuniões com o professor orientador; resolvemos então tratar sobre o biogás, de modo que não saímos da vertente inicial do trabalho.
Enfim, a cada pesquisa feita acerca do assunto, a motivação cresce. O tema é bastante interessante e atual: o estudo de um novo sistema de geração de energia renovável na matriz energética brasileira.
OBJETIVO: Mostrar o potencial energético do biogás e os benefícios da aplicação do mesmo, ou como combustível ou para a geração de energia elétrica, baseado em estudos que expliquem os processos utilizados e que revelem as vantagens e desvantagens desses métodos, levando em consideração os parâmetros social, econômico e ambiental.
APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: O biogás é um combustível natural e por isso pode ser utilizado não só na indústria do petróleo, como em outros tipos de indústrias para alimentar determinados tipos de máquinas e equipamentos.
Os principais benefícios são: diminuição dos aterros sanitários e lixões, menor lançamento de gases poluentes na atmosfera, menos riscos ao meio ambiente e à saúde humana, mais economia e maior geração de empregos etc.
RESULTADOS OBTIDOS: Grande parte dos resíduos sólidos gerados em países subdesenvolvidos possui caráter orgânico (aproximadamente 60%), o que contribui para o aproveitamento energético do biogás. Esta não é a única forma de explorar o potencial energético do lixo, porém, comparando tal método