Física Propagação da eletricidade
Aparelho que transforma qualquer forma de energia em energia elétrica.
Força Eletromotriz A potência elétrica total gerada por um gerador é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica que o atravessa.
E – Constante de proporcionalidade. A constante de proporcionalidade é chamada de força eletromotriz (fem).
OBS.: o nome “força eletromotriz” ainda é usado por razões históricas. É impróprio, pois não se trata de uma força no sentido que é usado na Física.
CAPACITORES
O capacitor plano é um dispositivo feito por duas placas de metal. Essas placas precisam necessariamente ser iguais e planas, ter o mesmo tamanho e estar próximas uma da outra. Entre elas é colocado o dielétrico, um isolante. O cálculo do capacitor plano é representado pela equação:
Onde: C = capacitância do capacitor plano ɛ = permissividade do meio A = área das placas d = distância
Associação de capacitores
O capacitor é um dispositivo elétrico capaz de armazenar cargas elétricas.
Na figura acima, cada armadura encontra-se ligada a um polo. A armadura ligada ao polo positivo eletriza-se positivamente, e a armadura ligada ao polo negativo eletriza-se negativamente. Entre as armaduras do capacitor existe um meio isolante chamado ar e que pode ser trocado por algum outro material.
Os capacitores podem ser associados em um circuito dispostos em série, paralelo ou misto, assim como os resistores.
32194541910000Em uma associação em série, a armadura positiva é ligada à armadura negativa, como pode ser visto no esquema abaixo Dielétricos
Todos os fenômenos magnéticos podem ser exemplificados através do movimento de cargas elétricas. As propriedades magnéticas de um imã, são determinadas pelo comportamento de alguns de seus elétrons. Um elétron pode originar um campo magnético de duas formas: 1) girando em torno do núcleo do átomo; 2) efetuando um movimento de rotação em torno de si mesmo (spin).