física II
Bruna
Victória
Experimento 1:
Ondas mecânicas: ondas transversais estacionárias.
Novo Hamburgo
2013
Bruna
Victória
Experimento 1:
Ondas mecânicas: ondas transversais estacionárias.
Relatório apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Física II experimental, do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
Professora: Luiza
Novo Hamburgo
2013
INTRODUÇÃO
Nesse experimento, a primeira coisa que fizemos foi pesar cada um dos quatro pesinhos, somando ao peso obtido do porta pesos (de 0,00693kg). Na mesma balança pesamos o fio e medimos o comprimento da corda a ser utilizado, para poder obter o Mi - importante para calcularmos a velocidade.
Posicionamos o fio de maneira que ficasse esticado, de um lado prendemos o fio ao excitador e colocamos uma haste que prendia a outra extremidade do fio; Ligamos o aparelho na qual fazia o fio “tremer” e adicionamos apenas o peso 1 (0,05009kg) na extremidade oposta ao aparelho com ajuda de um porta pesos, sempre verificamos a distância dos nós, e obtivemos 2,7 de comprimento da onda. Depois adicionamos ao peso 1 o peso 2 (0,10016 kg), sempre verificando a distância entre os nós. Fazendo sempre o mesmo procedimento com os pesos 3 e 4. Essa distância entre os nós referida se deu por meio de posicionar um pedaço de linha na corda e verificar a região da corda na qual essa linha não estivesse “tremendo”. Os comprimentos de ondas obtidos no experimento estão de forma simples expressas em uma tabela.
Para calcularmos as velocidades utilizamos a fórmula
Para calcularmos a freqüência utilizamos a formula: f = v/ λ
Onde: v=velocidade; λ= comprimento de onda.
O µ (densidade linear) foi calculado dividindo-se a massa da corda de nylon (obtida pela balança) pelo comprimento utilizado nesse experimento .
Onde: µ = 1,2x10 kg; L = 0,2m. Achando assim um µ = 6x10 kg/m
RESULTADOS
Tabela: