Física Experimental
CAMPUS PRAÇA XI
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
Relatório
PROPAGAÇÃO DE INCERTEZAS E INSTRUMENTOS DE PRECISÃO
Alunos
Rio de Janeiro – RJ
(Agosto/2014)
SUMÁRIO
Página
I. RESUMO
Devido à diversidade de medidas de grandeza, o número de instrumentos de medida disponíveis acaba sendo muito variado. E para que seja possível realizar essas medidas de forma correta é necessário saber fazer a escolha do instrumento adequado para a medida, o procedimento de utilização do instrumento e a analise critica do resultado.
A atividade experimental proposta no laboratório de física era a medição de um objeto de madeira com formato do paralelepípedo com objetivo de encontrar seus volumes, diâmetros, comprimentos e larguras, utilizando apenas uma Régua.
No fim da experiência, ficou nítida a importância da medição com os equipamentos adequados para cada objeto, pois a Propagação de erros na medição com a régua era muito grande, pois o objeto era bastante irregular.
II. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
Para se fazer a medição dos objetos aos quais iremos achar os seus respectivos volumes, necessitamos de equipamentos que nos proporcionassem uma medição satisfatória para aqueles objetos específicos.
A seguir estão alguns equipamentos de medição:
Micrometro
figura 1.1 Micrômetro Padrão
O micrometro é um instrumento de alta precisão. As partes nas quais se fornece a leitura das medições estão a seguir e também a incerteza.
A circunferência de rosca ("tambor graduado") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
Bainha: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
A incerteza do micrometro é a metade de sua menor divisão 0,01 mm, então a incerteza é de 0,005 mm.
Depois de somados os valores apresentados na bainha e no tambor, se soma o cálculo da incerteza ao