física experimental
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Estudante: Amadeus Cavalcanti Salvador de Alcântara
Grupo: Amadeus Cavalcanti Salvador de Alcântara Igor Medeiros Zildivan Vieira Pedrosa
MEDIDAS FÍSICAS
01/11/13
1. OBJETIVOS
Nessa 1ª experiência temos dois objetivos a cumprir. O primeiro é descobrir se uma cerâmica para pisos, aparentemente quadrada, pode realmente ser considerada um quadrado. E o segundo objetivo é descobrir, a partir da densidade, de que material é feito um dado cilindro escolhido em sala de aula.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nesse experimento temos dois objetivos. Chamá-los-emos de Objetivo 1 e Objetivo 2.
Vale ressaltar que, sabendo que em toda medição o valor obtido é incerto, qualquer medida realizada nesse experimento foi repetida dez vezes por orientação do Professor, para que o resultado obtido seja mais exato e preciso o com a média das dez repetições.
Objetivo 1
Equipamentos utilizados: Régua e Transferidor
Para realiza-lo, denominamos cada lado do objeto cerâmico por L1, L2, L3 e L4, e os ângulos entre L1 e L2 de A12, entre L2 e L3 de A23 e assim respectivamente. Em seguida, tiramos as medidas dos lados usando uma régua (de resolução 0,5mm) paralelamente ao lado que queríamos medir. E para descobrirmos os ângulos, utilizamos um transferidor (de resolução 0,5º) de modo que se u quadrante que contém os ângulos entre 0º e 90º ficasse em cima da parte superior da cerâmica.
Objetivo 2
Equipamentos utilizados: Balança, Paquímetro e Proveta
Primeiramente, tiramos a medida da massa do cilindro usando cuidadosamente a balança manual de resolução de 0,05g. Em seguida, medimos o volume do cilindro de duas maneiras diferentes. A primeira obtendo a altura e o diâmetro do objeto com um paquímetro de resolução de 0,05mm, usamos a fórmula de volume para cilindros.
V= [pi * (r^2) * h] ,