Física Experimental I - Força de Atrito
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
GABRIEL ALVES COSTA – 01201120289
KEVIN SACRAMENTO VIVAS NERES - 01201120292
RUTHIELLE DOS REIS PEREIRA – 01201120316
Atrito Estático
Relatório apresentado à disciplina de Física
Experimental,
curso
de
Engenharia
Mecânica, turma P10, sob orientação do
Prof. Edwin Hobi Junior.
ILHÉUS-BA
JANEIRO 2012
2
MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais
Plano Inclinado
Blocos de Madeira
Dinamômetro
Discos de Metal
Balança
Procedimento Experimental
a. Um dos componentes da equipe montou o plano inclinado para o ângulo de inclinação Ø = 0 enquanto o outro media a massa do bloco de madeira na balança.
Colocou-se então o bloco sobre a superfície de madeira voltada para baixo e iniciou-se o processo de aumento gradual do ângulo de inclinação. Mediu-se o ângulo segundo o qual o bloco iniciou o seu movimento, repetindo-se esta operação 5 vezes. Repetiu-se o procedimento utilizando a superfície com a lixa.
b. Realizado o procedimento acima, retornou o plano inclinado a sua posição Ø = 0.
Colocou-se o bloco com a superfície de madeira voltada para baixo sobre o plano e acoplou-se o dinamômetro em uma de suas extremidades. Puxou-se o dinamômetro até o momento em que o bloco começou a se mover obtendo-se a força dada pelo dinamômetro, repetindo-se este procedimento 5 vezes. Repetiu-se todo o procedimento utilizando a superfície de lixa. Concluiu-se o procedimento obtendo a massa de um disco de metal que foi colocado sobre o bloco com a superfície de lixa voltada para baixo puxando o dinamômetro até o momento em que o bloco começou a se mover obtendo-se a força dada pelo dinamômetro, repetindo-se este procedimento 5 vezes.
3
Apresentação de Resultados
Como demonstrado através das deduções de fórmulas partiu-se para o procedimento experimental através do qual chegou-se aos resultados demonstrados nas tabelas 1, 2 e 3.
Tabela 1 – Ângulo segundo o qual