Física experimental 1 - relatório paquímetro
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
MANEJO DO PAQUÍMETRO
Referente à aula prática realizada em 28 de março de 2012 da disciplina CET788 - Física experimental I, regida pela docente Andrea Moregula.
SÉRGIO LEONARDO BUTSKI SOARES SANTOS
FELIPE DA ANUNCIAÇÃO CORREIA
THAIS NAYARA COTRIM DE SOUSA
ILHÉUS - BAHIA
2012
MANEJO DO PAQUÍMETRO
1. INTRODUÇÃO
Neste experiência, realizamos medidas do diâmetro de palitos de madeira usando o paquímetro. O paquímetro (Figura 1) é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro. Sua origem remonta épocas distantes da civilização Grega, do império Romano ou mesmo da civilização Chinesa. Contudo, a atual concepção do paquímetro é atribuída ao Americano Joseph Brown (1851). Entre as diversas variantes destaca-se as mais comuns que são ilustradas abaixo.
O paquímetro é uma ferramenta utilizada para medir as dimensões lineares internas, externas e altura de uma peça quando a quantidade de peças mensuradas é pequena. A medição no paquímetro é feita pelo contado entre as duas mandíbulas com a superfície externa do objeto ou contato das orelhas com a superfície interna da peça. É de extrema importância que o medidor não exerça uma pressão extra ao avaliar o objeto, pois a leitura terá um pequeno desvio do valor real. 2. OBJETIVO
Nosso objetivo foi nos familiarizarmos com o paquímetro, instrumento muito utilizado em laboratório, bem como determinarmos valores médios, desvios padrões amostral e desvios padrões de valor médio.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
* 500 palitos
* Paquímetro
O experimento foi realizado com amostra de aproximadamente 500 palitos de madeira. Na qual escolhemos 20 palitos aleatoriamente onde foi medido