Física 3
Relatório de Física lll
Professor (a):
Aluno (a):
Curso:
Salvador, Bahia
Objetivo
O objetivo do experimento é a obtenção experimental da relação entre a frequência de vibração das ondas estacionárias (f), o número de ventres (n) e os parâmetros que caracterizam a corda: o seu comprimento (L), a tensão a que está submetida (τ), a sua densidade linear (µ). Para tanto faremos quatro séries de medidas, analisando a dependência entre a frequência e cada um dos parâmetros acima citados. Introdução Teórica
Ondas mecânicas necessitam de um meio para se propagarem. As partículas do meio sofrem deslocamentos diferentes de acordo com a natureza da onda. As ondas geradas pela corda são ondas mecânicas, além de transversais pelo fato de sua propagação ocorrer de maneira perpendicular ao seu deslocamento. Segunda o princípio de superposição de ondas, quando duas ondas se propagam em um mesmo meio, uma não interfere na propagação da outra, mais o seu deslocamento se soma e forma uma nova onda.
Quando ondas idênticas sofrem superposição e se propagam em sentido oposto no mesmo meio, formam-se assim ondas estacionárias.
Quanto mais variar a frequência para o mesmo comprimento de corda e mesma tensão, encontraremos vários números de ventres fundamentais para a obtenção das ondas estacionárias.
Descrição do Experimento
Osciloscópio;
Fio de naylon;
Jacarés (fio vermelho e fio preto);
Dinamômetro;
Trena;
Suporte para segurar peso;
Pesos de cobre (cada peso com massa de 0,5472 N/m)
A figura abaixo mostra o procedimento realizado no experimento:
Processos:
Acoplou-se o fio de nylon em uma extremidade do equipamento gerador de ondas (osciloscópio) e na outra o dinamômetro. Manteve-se a velocidade constante. Alterando a frequência, a amplitude e o deslocamento, foi possível obter ondas estacionárias satisfatórias e visíveis. A partir