Física 3 prensa hidráulica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - FÍSICA III
UBERABA-MG
2012
WALISSON AUGUSTO FERREIRA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - FÍSICA I
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da disciplina Física Geral e Experimental III, prática, do 5º período do curso de Engenharia Civil.
Orientador: Luciano
UBERABA-MG
2012
PRENSA HIDRÁULICA – PRINCÍPIO DE PASCAL
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico teve uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.
O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que: O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido.
A prensa é um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Para isso basta construir um dispositivo com área maior do que a área na qual se vai aplicar a força. Fazendo isso podemos levantar o carro. O mesmo vale para o sistema de freio hidráulico de um carro
OBJETIVOS
Calcular a força exercida no êmbolo menor da prensa hidráulica.
MATERIAL NECESSÁRIO
Prensa Hidráulica
Régua
Tripé
Dinamômetro
PROCEDIMENTOS
1. Medir os diâmetros dos êmbolo maior e menor utilizando régua.
2. Verificar a força exercida no