Projeto Final Projeto Integrado
Segurança no trabalho nas metalúrgicas não é mais uma novidade há muito tempo, mas mesmo assim em 2013 foram cerca de 55 mil operadores vítimas de acidentes em 11 tipos de máquinas,e dentre elas se encontram as prensas.( Folha de São Paulo).
Prensas hidráulicas são utilizadas em operações de corte, dobra e repuxo, isso porque elas apresentam uma elevada capacidade de força, por esse motivo também são o centro de muitas preocupações. A maioria das máquinas vendidas até o ano 2000 não possuía sequer o mais básico dos dispositivos de segurança, o botão de emergência. Sendo que de acordo com as Normas Regulamentadoras, esse sozinho não é o suficiente para a segurança dos operadores.
A Norma Regulamentadora NR12 foi reformulada em 2010 levantando um novo conceito de falha segura, ou seja, caso o sistema venha falhar, que seja uma situação segura, e que não coloque em risco seus operadores, isso pode ser feito através de cortinas de luz, chave de segurança com bloqueio intertravadas, botão de emergência, entre outros. Também acredita - se que treinamentos e a capacitação aos seus operadores diminuam em grande parte as falhas humanas.
Na empresa estudada, uma empresa metalúrgica situada no município de Cruzeiro, interior de São Paulo, é evidenciada a mesma realidade. Máquinas obsoletas, sem os dispositivos exigidos são motivos e causas de acidentes, sendo essas máquinas prensas hidráulicas de diversas proporções de tamanho.
Por fim, esse projeto propõe a instalação de cortina de luz e relês em prensas hidráulicas, explorando sua forma de funcionamento, custo de investimento, para garantir a segurança e integridade física de seus operadores.
1. OBJETIVO
Reduzir a quantidade de acidentes ocorridos em prensas hidráulicas em uma empresa metalúrgica, interior de São Paulo, através da instalação de relés e cortinas de luz.
2. SITUAÇÃO ATUAL
Existem prensas hidráulicas na empresa que não contam com os dispositivos de segurança necessários de acordo com a norma