Física 1 - atrito
Título: FORÇAS DE ATRITO
3. Revisão Teórica
1. O que se entende por “força de atrito” e qual a expressão matemática que nos permite Calcular seu valor?
Resposta: É a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for a força normal, maior será a força de atrito. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação:
Fat = μ.N
Onde o μ (letra grega mi) é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície. Essa é uma grandeza adimensional, ou seja, ela não tem unidade. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de força de atrito é o newton (N).
2. Qual a diferença entre “atrito estático” e “atrito dinâmico ou cinético” ? Resposta: Atrito estático é a força que aparece quando os corpos estão em repouso. Atrito dinâmico ou cinético é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento, ou seja, ele é contrário à movimentação dos corpos.
3.3 De modo, geral qual a relação entre o coeficiente de atrito estático e o coeficiente de atrito cinético?
Resposta: A relação pode ocorrer, quando um corpo em movimento entra em contato com um corpo em movimento, gerando assim uma força de atrito.
3. O que representa fisicamente a força de atrito estático máxima? Resposta: A força de atrito estático é máxima quando o corpo está na iminência de se movimentar.
3.5 Cite duas situações onde a existência do atrito representa uma vantagem e duas onde representa uma desvantagem?
Resposta: Vantagens: - Permite o caminhar de uma pessoa ou animal.