FÉ ANTROPOLOGICA
O que é fé? ( este conceito você pode pesquisar em diversas fontes).
Ter fé é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Este termo vem do grego pi.stis, traduzido por confiança, firme convencimento. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer.
A fé pode ser cega, nascida da confiança irracional em algo ou alguém, e dentro de uma religião como, por exemplo, o catolicismo, ser baseada em dogmas – diretrizes estabelecidas pela Igreja, nas quais os fiéis crêem sem que o clero necessite dar maiores explicações. Ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto à Ciência e à Filosofia, portanto, segundo esta doutrina, razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento, uma vez que a fé não surge por um milagre no interior do homem, mas é edificada, porém também aqui não se foge da necessidade e da confiança e de algumas certezas instintivas.
O que é fé antropológica? Cite um exemplo.
A fé antropológica se insere num processo histórico de aprender a aprender, através de uma tradição viva. É um processo criativo, não uma estrutura rígida de calores, já determinados previamente e que permanecem fossilizados durante toda a vida. A pessoa se da conta de que pode confiar naqueles que ´´ aprenderam a aprender `, ou seja, souberam manter certos valores, semelhantes aos seus, aprendendo a realiza-los apesar de mudanças, incertas e fracassos. Não se aprende a aprender no âmbito restrito do privado e das intimas relações interpessoais.
Mas temos como exemplo que a fé antropológica equivale a sentido– à vida das pessoas. Esta fé é uma estrutura de valores significativos que orientam e dão consistência à existência humana. Por isso, tanto religiosos como