Cargas admissíveis em fundaçoes profundas
ELEMENTOS DA PERÍCIA JUDICIAL CONTABIL
FRANCA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 A PERÍCIA CONTABIL 4
2 PROVA PERICIAL 6
3 PERITO CONTADOR 7
4 LAUDO PERICIAL 8
5 O PROCESSO 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A evolução do mercado brasileiro trouxe a oportunidade de crescimento das atividades econômicas das empresas. Junto a isso, a sociedade vem sofrendo uma dinâmica contínua que necessita de legislação tributária, previdenciária e trabalhista a fim de averiguar e solucionar os problemas contábeis atuais.
Surgiu então a maior necessidade de melhor controle do patrimônio das empresas necessitando-se da implantação de trabalhos especializados no campo da contabilidade no que tange as questões judiciais.
A perícia contábil pode ser definida como a manifestação de uma opinião especializada com o objetivo de auxiliar o magistrado no julgamento da lide. Geralmente as decisões judiciais necessitam de opiniões contábeis que contribuem com os meios de argumentação e de provas a fim de comprovar o direito ou a garantia dos mesmos (TRAVASSOS;ANDRADE, 2009, p.1).
1 A PERÍCIA CONTÁBIL
Segundo Travassos e Andrade (2009, p.3), a perícia existe dede a antiguidade quando a sociedade era comandada por um único lider que poderia ser considerado o juiz legislador e executor ou perito.
Para Sá (2007, p14), a perícia contábil tenta justificar fotos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer uma possível explicação mediante às questões propostas pelo magistrado.
Em outras palavras, a perícia contábil é um trabalho que exige conhecimento especializado com o objetivo de fornecer uma opinião e orientar o magistrado através de demonstrações científicas, técnicas e contábeis.
Segundo Hoog (2005, p.43-44) a perícia contábil é utilizada como elemento de prova que deve ser embasada na mais