Futurismo - Vanguarda
FUTURISMO
Movimento artístico e literário, surgiu na Itália em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Fillippo Marinetti.
O tema do primeiro manisfesto era “Liberdade para as palavras”.
As principais caracteristicas futuristas :
Desvalorização da tradição e do moralismo;
Valorização do desenvolvimento insdustrial e tecnológico;
Propaganda como principal forma de comunicação;
Uso das onomatopéias nas poesias;
Poesias com uso de frases fragmentadas para passar ideias de velocidade;
Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços, e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e de dinamismo;
Consideravam a guerra como forma de higienizar o mundo
Nas artes plásticas o futurismo foi inspirado pelo cubismo e pelo abstracionismo. Na literatura, a principal repercussão se dá na poética italiana, veículo de defesa das ideologias políticas.
Os modernistas reunidos na “Semana da arte moderna de 1922, em São Paulo, recebem imediatamente a alcunha de “futuristas”(chamado de futurista paulista) em virtude das propostas estéticas renovadoras e das intervenções estéticas da vanguarda.
Principais artistas futuristas:
Giacomo Balla
Carlo Carrá
Umberto Boccioni
Luigi Russolo
Enfraqueceu-se após a primeira Guerra Mundial.
UMBERTO BOCCIONI
DINAMISMO DE UM CICLISTA
O pintor e escultor Umberto Boccioni, nasceu em Reggio di Calabria, em 19 de Outubro de 1822. Estudou pintura impressionista e pós-impressionista em Veneza e Paris, na Academia de Belas Artes. Foi igualmente um ilustrador e produtor de cartazes, mas foi a pintura e escultura de vanguarda futurista que o tornou célebre. Aluno do grande pintor Giacomo Balla, também um integrante da vanguarda futurista, Boccioni tornou-se uma referência ao futurismo italiano. Ele faleceu em Verona em 16 de Agosto de 1916.
Sua pintura aborda temas políticos-anarquistas, cenas de grande movimentação de figuras em tensão