Vanguardas européias - futurismo
Características do movimento artístico
Manifesto Futurista
(Publicado em 20 de Fevereiro de 1909, no jornal francês “Le Figaro”)
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
O Manifesto Futurista, produzido pelo poeta Filippo Marinetti, caracteriza a exaltação da velocidade, energia e força, a par de uma inquestionável crença no progresso cientifico-tecnológico, projetando-se no futuro. O lema do manifesto era "palavras em liberdade" * O movimento tem o estilo de expressar o movimento real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço.
* O interesse do artista futurista não é pintar um automóvel, e sim captar a forma plástica, a velocidade descrita por ele no espaço.
* O futurismo expressa a velocidade, o movimento, a vida moderna, a violência, buscando novas formas, assuntos e estilos, que representaria a era das máquinas, aeroplanos e fábricas, enaltecendo as inovações tecnológicas e a mecanização.
* Os adeptos desse movimento rejeitavam o passado, o moralismo. Eles queriam essa ruptura, por isso censuravam o que se relacionasse com a tradição.
* A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo,