futsal
Fábio oliveira de Miranda Nº24465
Simão Arriaga Nº 24762
Ricardo Ferreira Nº
Índice
Introdução
Este trabalho pretende dar a conhecer o que é um Treinador de Formação, e principalmente quais são as problemas que os treinadores enfrentam diariamente, quer ao nível de pressões externas, quer ao nível da interacção social com as crianças e jovens, mas também com a relação dos pais das crianças.
Vamos abordar inúmeros temas dedicados exclusivamente ao Treinado de Formação e ás dificuldades que encontramos.
“O desporto infantil e o desporto juvenil devem ter uma orientação que vise o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens que, no essencial, é incompatível com solicitações de uma prestação maximal de esforços de grande intensidade e com as pressões de uma especialização precoce e acelerada”
Teotónio Lima (2000) – “Saber treinar aprende-se”
Perfil de um Treinador
“Condições Inatas” (a apetência natural que o individuo tem para liderar, ser treinador);
Disposição para o ensinamento/aprendizagem;
Capacidade de Interacção social com crianças e jovens;
Formação adequada quer ao nível Académico quer ao nível de curso de treinadores dos mais variados níveis;
O facto de uma atleta se tornar treinador, não faz, com que o atleta seja um bom treinador (temos o caso de vários atletas do mais alto nível competitivo que quando se tornam treinadores não conseguem atingir os seus objectivos). É necessário possuir um conjunto de qualidades e de virtudes, que se vão adquirindo através do estudo e da experiência.
Assim sendo o treinador de formação deve ter além de uma condição inata para ser treinador, uma formação que o certifique perante a sociedade em geral, ou algo que o distinga de todos os outros treinadores.
O treinador de formação pode muitas vezes ser confundido como uma “porta” de entrada para o Desporto de Alta Competição, ainda assim esse