futsal e futbol
TEMA: PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO APLICADOS AO FUTSAL E FUTEBOL
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO (2 pags.)
2 PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO
2.1 Princípio da Individualidade Biológica (2 pags.)
2.2 Princípio da Sobrecarga (2 pags.)
2.3 Princípio da Continuidade (2 pags.)
2.4 Princípio da Independência Volume e Intensidade (2 pags.)
2.5 Princípio da Especificidade (2 pags.)
2.6 Princípio da Saúde (2 pags.)
2.7 Princípio da Variabilidade (2 pags.)
2.8 Princípio da Adaptação (2 pags.)
3 COSIDERAÇÕES FINAIS (2 pags.)
1. Introdução
O treinamento desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com objetivos de superar tarefas mais exigentes que as habituais. É assim que Bompa (1983) define treinamento desportivo. Ele, como muitos outros autores, apresenta definições baseadas em inúmeros estudos científicos sobre o tema.
O treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do indivíduo. Para tanto, alguns princípios devem ser seguidos para que a aplicação desse treinamento seja eficaz.
Treinamento desportivo como estrutura lógica é a organização para a aplicação dos métodos científicos de treinamento, que visam por meio de mecanismos pedagógicos, atingir o mais alto rendimento humano, nos aspectos e características técnicas, físicas, psicológicas, sociais e espirituais do indivíduo ou equipe.
"O treinamento, já aceito há algum tempo como ciência, tem sua posição científica reforçada com referências consideradas essenciais para todos os que buscam o alto rendimento atlético". Tubino ; 1979.
Toda e qualquer atividade necessita de normas para uma conduta racional de aplicação. No caso do treinamento desportivo e musculação