Futsal pelo mundo
O futsal em destaque pelo mundo
O primeiro artigo da nova série do FIFA.com sobre o mundo do futsal analisa o programa de desenvolvimento que começa a ser implantado pela entidade máxima do futebol e que teve El Salvador e Guatemala como os primeiros beneficiados. Outro destaque são as eliminatórias para a Eurocopa de Futsal 2012, que tiveram início em dezembro, e a edição inaugural do Mundial Feminino da modalidade.
Pontos altos
O Comitê Técnico e de Desenvolvimento da FIFA iniciou o ano renovando o seu compromisso com a promoção do futsal. A entidade organizou dois cursos em janeiro, em El Salvador e na Guatemala. Como o futebol de salão é bastante popular na América Central, os dois países foram escolhidos para receberem o piloto do novo programa de formação de treinadores de futsal da FIFA. Em El Salvador, o curso foi ministrado pelo ex-técnico da seleção argentina da modalidade, Vicente De Luise, enquanto na Guatemala as atividades foram conduzidas pelo espanhol Javier Lozano, técnico bicampeão mundial em 2000 e 2004 com seu país. Os participantes receberam o novo manual da FIFA para treinadores de futsal e um DVD pedagógico. Espera-se que o material preste um apoio valoroso a técnicos e jogadores no mundo todo.
Formação
Em dezembro e janeiro, a FIFA promoveu cursos em quatro continentes. No Oriente Médio, onde o futsal vem rapidamente se transformando em prioridade das federações, foram organizados sete eventos em cinco países da região, com destaque para as atividades de formação de treinadoras e árbitras no Kuwait. Arábia Saudita, Jordânia, Omã e Catar também receberam cursos para técnicos e juízes.
Na América do Sul, a Bolívia realizou a segunda edição do curso de formação de treinadores e árbitros, após o bem-sucedido evento organizado em 2009. Na Europa, San Marino também investiu em treinamento e arbitragem antes de participar das eliminatórias para a Euro de Futsal pela primeira vez na sua história. Já a Sérvia apostou na