Futebolês
Reflexão sobre Futebolês
Osvaldo Silva 38812
O tema que abordei no meu trabalho foi o Futebolês. O futebolês é a linguagem estereotipada utilizada no meio futebolístico, criada por toda a comunidade do futebol em Portugal.
É constituído por todas as palavras e expressões usadas no futebol como uma nova linguagem paralela á portuguesa, onde se encontram metáforas nunca usadas antes, palavras que ganham novos significados, e o uso recorrente de estrangeirismo no debate do futebol.
Tal como referi na apresentação, alguns dos estrangeirismos mais utilizados são o “Penalty” (grande penalidade), o “Offside” (fora-de-jogo) e a própria palavra futebol que provém do nome original da modalidade “Football”.
Também existe exemplos fáceis de encontrar sobre metáforas utilizadas no relato e no comentário desportivo, nomeadamente “contra-ataque venenoso”, “fome de bola”, “beijar o poste”, etc.
Algumas palavras da Língua Portuguesa ganharam novos significados, como por exemplo “bandeirinha” e “frango”.
A falta de capacidade de comunicação de alguns nomes famosos do futebol também levou á existência de algumas pérolas que alimentam ainda mais o fenómeno do futebolês.
Criticado ou apreciado, a verdade é que esta linguagem inseriu-se na cultura portuguesa, muito devido á influência do futebol no nosso país, o que enriquece ainda mais a Língua Portuguesa.
Este foi um trabalho que teve como principal base de apoio o que conhecimento prévio do assunto, nomeadamente de alguns nomes de alguns “catedráticos” no que toca á linguagem do futebolês.
Outra fonte de informação o sítio da internet ciberduvidas.com que conta com um vasto conteúdo sobre essa informação, seja através da explicação do seu significado, seja através de crónicas de apoiantes ou protestantes sobre esta temática.
Do ponto de vista pessoal, sendo o futebol um fenómeno de audiência no nosso país, este ter produzido tantas novas expressões e palavras