Futebol
As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar suas principais características, normalmente associada ao esquema tático utilizado, podendo se dividir em 4 posições base: Goleiro (título no Brasil), ou Meio-Campo (título no Brasil) ou Ataque (título no Brasil)
Goleiro
O goleiro ou guarda-redes é o único jogador em campo que pode tocar a bola com as mãos e agarrá-la, desde que esteja dentro dos limites da "grande área". Seu objetivo é evitar os gols adversários. Deles são exigidos reflexos apurados e grande flexibilidade.
Posições de defesa
A defesa é a linha imediatamente a seguir ao goleiro/guarda-redes e tem 3 sub-posições [1]. Zagueiro
O central ou zagueiro ocupa a região da grande área defensiva. Grande parte dos zagueiros costumam ser altos, o que lhe permite cabecear as bolas alçadas contra a área. Contudo, zagueiros de baixa estatura e com boa técnica são frequentemente vistos em atuação. Nesta posição, costuma-se ver jogadores com grande força e resistência em detrimento das técnicas de drible, típicas de jogadores mais ofensivos, já que a sua função é primariamente a de bloquear as proximidades da grande área mesmo em frente ao guarda-redes.
Laterais (direitos/esquerdos)
Os laterais são jogadores que atuam pelo lado do campo, oferecendo a ligação entre a defesa e o meio-de-campo. Os laterais são jogadores resistentes e com velocidade, uma vez que têm a missão de apoiar o ataque, por uma das faixas laterais por todo o campo, além de realizarem cruzamentos, ou até tentando a finalização. A estes, cabe também a função de defender os avanços adversários pelos lados.
Libero
O libero joga atrás da linha de zaga, o libero é praticamente um zagueiro,só que costuma ser mais defensivo ficando como ultimo homem se encarregando somente das sobras.
Posições do meio-campo
Volante
A posição do volante, trinco ou médio defensivo