Futebol - Leis de jogo
As leis estabelecem-se como elemento fundamental do jogo, tendo em conta que promovem a relação entre os jogadores, é universalmente válida e aceite por qualquer País, região ou localidade (assim sendo é possível realizar uma partida em qualquer parte do Globo) e por fim, é algo que é transmitido ás gerações seguintes, tal como nos foram doadas pelas gerações anteriores.
O campo de jogo
Dimensões do terreno de jogo, marcações dos limites do campo (incluem as linhas laterais e as linhas de baliza), das áreas de baliza, das áreas de grande penalidade, das áreas de canto, do circulo central, da linha do meio campo, da meia lua, da colocação e dimensionamento das balizas e da área técnica.
A bola
Forma esférica, tamanho entre 68 a 70 cm, materiais para a sua construção (couro ou outro material equivalente), peso entre 410 a 450 gramas e pressão.
Não poderá ser trocada sem a autorização do árbitro.
O número de jogadores
Os jogos são disputados por duas equipas. É estabelecido um número mínimo (7) e um número máximo (11) de jogadores (um dos quais, o guarda-redes) para que o jogo possa começar, recomeçar ou prosseguir. Necessidade da presença do capitão e do sub-capitão da equipa sem o qual o jogo não poderá começar ou prosseguir. O número de substituições num jogo oficial é 3.
O equipamento dos jogadores
Nenhum jogador pode fazer uso de qualquer objecto perigoso para os restantes jogadores. Ter em atenção o tipo de calçado (tamanho dos pitons). Numeração perceptível nas camisolas dos jogadores. O guarda-redes, o árbitro e o árbitro assistente utilizam um equipamento distinto.
O árbitro
Responsável por fazer cumprir as leis de jogo. Autoridade máxima durante a realização do jogo.
Os árbitros auxiliares/assistentes
Dois árbitros assistentes equipados com bandeirolas.
Estes árbitros, dão indicações ao arbitro, que as aceitará ou não, sobre situações de bola fora, jogadores fora-de-jogo, situações