FUTEBOL DE CINCO
CINCO
REGRAS
O Futebol para deficientes visuais,
também conhecido como futsal e futebol para cinco, é uma adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais, incluindo os cegos. O desporto, governado pela Federação Internacional dos
Desportos para Cegos (IBSA), é jogado com regras da FIFA modificadas. O campo de jogo é menor e rodeado de placas. Cada equipe tem cinco jogadores, incluindo o guarda-redes. As equipes podem ainda ter um guia, que está posicionado fora do campo de jogo, para assistir os jogadores dirigindo-os.
A bola está equipada com um dispositivo que faz barulho para os jogadores poderem localizá-la pelo som.
Os jogos têm duas partes de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos.
As partidas normalmente são em uma
quadra de futsal adaptada, mas desde os
Jogos Paralímpicos de Atenas também tem sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo.
Diferente dos estádios com a torcida gritando, as partidas de futebol de cinco são silenciosas, em locais sem eco.A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e se tocá-la é falta. Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL
Os jogadores de Futebol de cinco têm uma
de três classes, de acordo com o seu nível de deficiência visual:
B1 - Atletas total ou quase totalmente cegos; desde a não percepção da luz até à percepção da luz mas com a impossibilidade de reconhecer a forma de uma mão.
B2 - Atletas com visão parcial; conseguem reconhecer a forma de uma mão com uma acuidade visual de 2/60 ou um campo visual de menos de 5 graus.
B3 - Atletas com visão parcial; acuidade
COMPETIÇÕES
Existem dois tipos de competição.
Para jogos da Classe B1, apenas atletas da classe