FUTBAWL
564 palavras
3 páginas
Escola Secundária da AmoraTrabalho de Filosofia 11ºAno
Índice
A filosofia na polis
A Filosofia, tal como a entendemos, surgiu na cidade, mais especificamente nas cidades-estado gregas ( denominadas por polis), num tempo e num espaço que reunia toda uma série de condições económicas, sociais, políticas e culturais necessárias à emergência deste tipo de reflexão. Enquanto produto da cidade e da civilização ocidental, a Filosofia não poderia deixar de refletir sobre os problemas que dizem respeito aos indivíduos enquanto cidadãos, que têm todo um conjunto de preocupações e interesses que concernem a todos. Na cidade de hoje, a sociedade democrática tem como referência central o Espaço Público, pois é pela vitalidade dessa mesma esfera que se mede a vitalidade do espírito democrático. É aos gregos que devemos o nascimento da democracia e, com ela, o da política. A palavra política deriva de polis, para significar originariamente gestão dos assuntos ou negócios da polis.
A democracia permite o reconhecimento da igualdade de todos os cidadões perante a lei, e chama-os a participar nas decisões dos interesses comuns. A cidadania constrói-se tendo por base o reconhecimento da igualdade e da liberdade do cidadão.
Durante os séculos IV e V a.C, travou-se uma batalha entre filósofos e sofistas. Estes, ao ensinarem a areté política permitem que o novo homem ( o cidadão ) participe nas decisões da polis democrática e incentivam o diálogo e a discussão de diferentes ideias.
É no contexto da polis e da cidade, que a filosofia se começa a ocupar do problema antropológico “o que é o Homem?”. Todavia «, embora a questão central passa a ser o homem, os filósofos, não podem aceitar que a todos caiba o papel de gerir a polis. Platão, escreveu em resposta a esta discussão A República, com o intuito de indicar quem deve governar. Nesta obra Platão afirma que quem deve governar são os melhores, os justos, os que