Fusíveis
“Professor Carlos Augusto Patrício Amorim.”
FUSÍVEIS
Evandro Aparecido Espíndola Junior
Gilson Antonio dos Santos
Henrique Limongi Galvão de Moura
Luca Botino
Matheus Monteiro
Paulo Guilherme
Pedro Paulo Cortez
Thomaz Andrade
GUARATINGUETÁ-SP
ABRIL/2014
SUMÁRI
1.INTRODUÇÃO 3
2.DO QUE SE TRATA ..4
3.APLICAÇÕES......................... ..5
4.FUSÍVEIS (TIPOS) ..6
5.CUSTO ..9
6.RELEVÂNCIA EM COMANDOS .10
7.CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS 11
8.CONCLUSÃO 12
1. INTRODUÇÃO
O conteúdo do nosso trabalho está relacionado aos FUSÍVEIS, estes que são dispositivos tão presentes e importantes em nosso dia-dia.
Somando a isso iremos conhecer alguns do diversos tipos de fusíveis que existem e as suas aplicações, além disso, destacaremos a sua valorização passando de um dispositivo usado por mais de um século como meio de proteção contra altas correntes indesejáveis e agora durante as últimas décadas ele tem sido implementado, passando de um simples “elo frágil” para um dispositivo sofisticado e confiável com uma altíssima capacidade de interrupção.
2. DO QUE SE TRATA
Em eletrônica e em engenharia elétrica, fusível é um dispositivo de proteção contra sobre corrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de uma instalação elétrica, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobre corrente são uma parte essencial de um sistema de distribuição de energia para prevenir incêndios ou danos a outros elementos do circuito.
3. APLICAÇÕES
Fusíveis Ultrarrápidos (classe aR) são uma excelente proteção