funções vitais básicas
2º Bimestre
A organização celular da vida
As funções vitais básicas
• Nutrição – fornece a todas as partes do corpo a matéria-prima necessária para seu funcionamento;
Não é só alimento, mas gases respiratórios também.
• Relação com o meio – permite perceber, analisar, mover-se e proteger-se;
• Reprodução – embora não seja indispensável ao indivíduo, garante a sobrevivência da espécie humana.
Todos os seres vivos partilham três funções vitais: nutrição, relação e reprodução. Delas, a mais determinante é a capacidade de reprodução, através da qual um ser vivo é capaz de originar um novo indivíduo, muito parecido ao seu progenitor, que por sua vez consegue perpetuar a vida ao longo do tempo. Mediante a nutrição, os organismos captam matéria do exterior para utilizá-la em seu proveito, seja para crescer e desenvolver-se ou para manter a sua estrutura e poder realizar o resto das suas funções vitais. Sem a capacidade de relação, através da qual os organismos recebem estímulos do exterior e emitem respostas adequadas, os seres vivos não poderiam alimentar-se nem reproduzir-se.
Além disso, é indispensável excretar os resíduos da nutrição, sendo portanto indispensável a função de excretar as substâncias nocivas ao corpo.
Mas a função vital mais básica se refere ao metabolismo. O metabolismo é o conjunto de reações necessárias para manutenção do equilíbrio do corpo, sem a manutenção dessas reações o organismo não conseguiria se nutrir, se relacionar e se reproduzir, excretar....enfim, realizar qualquer outra função. As reações que compõem o metabolismo são essenciais e/ou englobam todas as funções chamadas