funções nitrogenadas 2
As funções Nitrogenadas são aquelas constituídas de carbono, hidrogênio e nitrogênio e muitas vezes de oxigênio também. Por meio de diferentes arranjos entre átomos desses elementos,formam-se diferentes grupos funcionais, que vamos conhecer neste trabalho.
As aminas secundárias derivam do NH3 através da substituição de 2H por dois radicais derivados de hidrocarboneto.
Vejamos:
As aminas secundárias sempre apresentam o grupo
que está ligado à dois grupos R ( ou R e R’).
« Aplicações das Cetonas: Respondendo à Lucila
Aplicações e outros detalhes, Éter: Respondendo Lucila »
Funções Nitrogenadas (Aminas e Amidas), Aplicações: Respondendo Lucila
26/05/2008 por Cristiana de Barcellos Passinato
79 Votos
Exemplos de aminas
Os aminoácidos contêm um grupo amino e um grupo carboxilo ligados ao mesmo átomo de carbono. Os aminoácidos unem-se uns aos outros através da ligação destes dois grupos – que formam um grupo amida – dando origem às ligações peptídicas que estruturam as proteínas.
A degradação de proteínas (por exemplo, quando um pedaço de carne apodrece), leva, pelo contrário, à sua decomposição em aminas distintas. Os odores mais desagradáveis de que geralmente nos lembramos são, provavelmente, devidos à presença de aminas. Por exemplo, a 1,5-pentanodiamina (mais conhecida pelo sugestivo nome de cadaverina, libertada pelos corpos em putrefacção, o escatol, um composto heterocíclico presente nos excrementos, a 1,4-butanodiamina (putrescina – outro cheiro “a podre”), etc…
Morfina
Os alcalóides são compostos complexos presentes na constituição das plantas que contêm grupos amina. Podemos citar alguns exemplos mais conhecidos, como a morfina, a nicotina, etc.
A importância das aminas, em termos biológicos, é inegável. A classe de compostos designados por β-feniletilaminas inclui a adrenalina, a noradrenalina, a mescalina, etc. As sulfamidas, que afetam as bactérias ao inibir nelas a produção de