Funções inorgânicas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DICIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSORA: ROBERTA PEREIRA
FUNÇÕES INORGÂNICAS
Elvis David dos Santo Lopes
Mossoró-RN
2014
Introdução
As funções químicas são um conjunto de substâncias com propriedades semelhantes, que podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas. Neste trabalho falaremos sobre as funções inorgânicas, sobre o que são e as funções que merecem nossa atenção.
Funções inorgânicas
É a parte da química que estuda os compostos que não formam cadeias carbônicas. Alguns altores ainda afirmam que a química inorgânica é a que estuda os compostos de origem mineral. As principais funções químicas inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. São encontradas no nosso cotidiano e em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico, solda cáustica, sal de cozinha e a cal viva.
Ácidos
Sempre observou-se que certas substâncias apresentam comportamentos peculiares quando dissolvidos em água, como o sabor azedo, formar soluções aquosas condutoras de eletricidade, provocar efervescência quando em contato com o calcário e produzir mudança de cor nos indicadores ácido-base. Estão presentes em nosso dia a dia, na laranja, limão, demais frutas cítricas, bateria de uma automóvel, vinagre. De um modo geral os ácidos são tóxicos e corrosivos, devendo ser evitado o contato com a pele, ingerir ou respirá-los. Segundo Arrhenius o ácido é todo composto molecular, que em solução aquosa, produzindo exclusivamente como cátion o H3O. Podem ser classificados de acordo com sua natureza do ácido, quanto a presença de oxigênio na molécula, quanto ao número de hidrogênios ionizáveis, quanto ao número de elementos químicos, quanto a volatilidade e ao grau de ionização. A natureza dos ácidos são: orgânicos, onde os compostos que contem em sua estrutura o grupamento