Funções Inorgânicas
De acordo com Físco-Químico sueco Svante August Arrhenius (1859-1927), ácidos são substâncias moleculares que, ao entrarem em contato com moléculas de água, ionizam-se liberando o cátion hidrônio (H+) em solução.
Nomenclatura dos Ácidos
Primeiro é preciso classificar o ácido, que é dividido em dois grupos:
Ácidos sem oxigênio: hidrácidos;
Ácidos com oxigênio: oxiácidos.
Os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico.
Exemplos:
HCl – ácido clorídrico
HBr – ácido bromídrico
HI – ácido iodídrico
Classificação
São classificados em dois grupos, como já visto a cima:
Hidroácidos: São elementos binários, formados apenas pelo hidrogênio e o ametal, isto é, são ácidos que não possuem oxigênio em sua fórmula geral.
Oxiácidos: São substâncias ternárias compostas pela união de um Hidrogênio, com ametal e oxigênio. São formados pela reação de um óxido com características ácidas com água.
Oxiácidos: os nomes dos ácidos com oxigênio são dados a partir das reações de ionização dos mesmos. Ânions: ITO Sufixo: oso Ânions: ATO Sufixo: ico
Aplicações
Ácido Sulfúrico (H2SO4) - É um dos principais ácidos da indústria; ele é utilizado em diversos processos, como a fabricação de papel, de fertilizantes, de baterias de automóveis e na indústria petroquímica.
Ácido Nítrico – HNO3 – É utilizado na fabricação de explosivos, como a nitroglicerina (dinamite) e trinitrolueno (TNT).
Ácido Fluorídrico – HF – Muito venenoso, tem a particularidade de corroer o vidro; por isso, é acondicionado em frascos de polietileno. É utilizado na gravação do número do chassi nos vidros dos automóveis.
Ácido Carbônico – H2CO3 – É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Portanto, o gás que é liberado dos refrigerantes é o gás carbônico (CO2).
Ácido Fosfórico-(H3PO4) – Usado como acidulante em refrigerantes, balas e goma de mascar.
Bases
As Bases