Funções dos Departamentos da IASD
Ancionato - Os anciãos devem ser reconhecidos pela igreja como fortes líderes espirituais e devem ter boa reputação tanto na igreja quanto na comunidade. Na ausência do pastor, os anciãos são os líderes espirituais da igreja e por preceito e exemplo devem procurar conduzi-la a uma experiência cristã mais profunda e completa.
Os anciãos devem ser capazes de conduzir os cultos da igreja e administrar na palavra e na doutrina quando o pastor não estiver disponível. Contudo, os anciãos não devem ser escolhidos principalmente por causa de sua posição social ou de sua habilidade como oradores, mas por causa de sua vida consagrada e de suas habilidades para liderança. Manual de Igreja, Pág. 74-75.
Ministério da Recepção - O Ministério da Recepção consiste em organizar equipes treinadas para o trabalho de recepção em todos os programas regulares da igreja, tendo como propósito oferecer melhor impressão do amor de Jesus àquelas pessoas que são visitantes, como também aos membros efetivos da igreja.
Coordenador de Interessados – Um coordenador de interessados deve ser eleito para que os interessados desenvolvidos nas campanas missionarias da igreja sejam cuidadosa e prontamente atendidos. Essa pessoa é membro da Comissão da Igreja e da Comissão do Ministério Pessoal e trabalha diretamente com o pastor.
Diaconato:
- Diáconos - O cargo de diácono é descrito no Novo Testamento (1 Tm 3:8-13), onde se emprega o termo grego diakonos, do qual deriva o vocábulo português “diácono”. A palavra grega é interpretada de várias maneiras como “servo, ministro, servidor e servente”, e nos círculos cristãos adquiriu o significado particular que agora se atribui a “diácono”. A Escritura confirma claramente esta função na igreja do Novo Testamento: “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (1Tm 3:13). Com base nessa autoridade, a igreja elege alguns