Funções de Linguagem
a) Era uma poesia simples/ Era uma simples poesia.
b) Possuía um sentimento vago/ Possuía um vago sentimento.
c) Olhava uma parasita mimosa/Olhava uma mimosa parasita.
d) Havia um contraste eterno/Havia um eterno contraste.
e) Vivia um drama terrível/Vivia um terrível drama.
Resposta: letra A
2. Partindo do pressuposto de que o processo comunicativo está intrinsecamente ligado a alguns fatores tidos como essenciais, aponte-os.
R. ara que a comunicação realmente se efetive, seis fatores participam desse processo, são eles:
O emissor (ou locutor) – representado pela pessoa que fala. O receptor (ou interlocutor) – quem recebe a mensagem. A mensagem – representa a informação ora veiculada. O código – constitui o sistema de sinais que permitem a compreensão da mensagem, no caso a Língua Portuguesa. O canal – representa o meio pelo qual a mensagem é enviada, como por exemplo, o ar – responsável pela propagação do som. O referente – constitui o contexto, o assunto do qual é tratado mediante a interlocução.
3. 01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para