Funções da lingugem
Para entender com clareza as funções da linguagem,é bom primeiramente conhecermos as etapas de comunicação. Ao contrario de que muitos pensam,a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um dialogo ou redigimos um texto ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho,com o livro que lemos,com a revista,com os documentos que manuseamos,através dos nossos gestos,açõese ate mesmo através “de um beijo de boa noite”.
É o que diz Bordenave quando se refere a comunicação:
A comunicação confunde-se com a propria vida.Temos a consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos.Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar(Bordenave,1986.p.17-9).
Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado de ato de fala.Em todo ato de fala é obrigatória a atuação combinada dos seguintes elementos da comunicação:
• Emissor : o que comunicamos algo a alguém;
• Receptor: aquele com quem o receptor se comunica;
• Mensagem :tudo o que foi transmitido do emissor ao receptor;
• Código: a convenção social que permite ao receptor entender a mensagem;
• Canal: o meio físico que conduz a mensagem do receptor;
• Contexto: o assunto da mensagem.
Para a maioria dos falantes, o uso da linguagem é automático,por isso raramente se percebe que modo de organização da mensagem está diretamente ligado à função que se deseja dar a ela ,ou seja,ligada à intenção,à finalidade para qual ela foi elaborada.
Sempre que nos comunicamos ,temos uma intenção,uma finalidade.
A linguagem desempenha funções diferentes,de acordo com a ênfase dada a cada um dos componentes do ato da fala.Sendo assim,serão seis funções da linguagem,já que são seis os elementos que compõem esse ato.
Função emotiva ou expressiva
É a função que ocorre quando o destaque é dado ao