Funções administrativas –- organização
Por mais simples que seja, toda organização para desempenhar suas funções, tem a necessidade de estabelecer uma estrutura que lhe garanta coordenação interna e integração. Assim, através de uma organização visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento, constituindo-se numa importante função administrativa que serve como base fundamental para a estratégia organizacional.
A função da organização está deste modo, pois, relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamentos das mesmas em equipes ou departamentos e alocação de recursos necessários nas equipes e nos departamentos. É o processo de arranjar e alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos organizacionais. Dessa maneira, a função organizar apresenta os seguintes componentes: tarefas, órgãos, pessoas e relações e há basicamente dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal.
A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização. Esses três fatores são estreitamente relacionados entre si e precisam ser considerados de maneira interdependente. Constituem pontos importantes sobre a estrutura vertical: hierarquia administrativa, divisão do trabalho, cadeia de comando, autoridade, responsabilidade, atribuição, delegação e amplitude administrativa.
O grau de centralização/descentralização refere-se ao quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersada na base da organização. A centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. A descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. A