Funçôes reprodutoras masculinas
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos epidídimo ductos diferente, vesícula seminal; próstata e pênis.
Testículos
Os testículos são dois e localizasse fora da cavidade abdominal, pois precisam ser mantidos em temperatura inferior aproximadamente 2ºC à temperatura corporal aloja-se dentro da bolsa escrotal que é uma estrutura lisa rica em músculos. Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona hormônio sexual masculino.
Epidídimo
E no ducto epidídimo que ocorre a maturação do espermatozóide, alem disso, este ducto também armazena os espermatozóide e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
Ductos deferentes
Trata se de um cordão uniforme liso e duro, que possui paredes esperas.
È um túbulo reto que liga o epidídimo e uretra prostática possui uma mucosa pregueada e revestida por epitélio, uma lamina própria de tecido conjuntivo com muitas vibras elásticas uma camada muscular bastante desenvolvida formada por uma camada media circular e duas camadas longitudinais(interna e externa)
O ducto deferente tem a função armazenar os espermatozóides e de transportá-los em direção a uretra, alem disso, ela ainda e responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
Vesículas seminais
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina, para que dessa forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
Próstata
A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino, sua secreção é viscosa e alcalina de tamanho semilunar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um liquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen
Pênis
O pênis é formado pelas seguintes partes: glande, prepúcio, corpo cavernoso, corpo esponjoso e