Função quimica
Função Química é o grupo de determinadas substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características das funções químicas, que são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos. Essas quatro funções são definidas usando como principal critério a formação de íons em soluções aquosas, e ainda o tipo de íons presente nessas soluções. Assim por exemplo, os ácidos, as bases e os sais formam íons diferentes, quando em solução aquosa. Formando íons, conduzem a corrente elétrica, em solução aquosa. São, por isso, chamados eletrólitos. Eletrólito: substância que conduz a corrente elétrica, quando em solução aquosa. Além disso, nas páginas que se seguirão será apresentada a definição das funções, formulação e nomenclatura.
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
Soluções Eletrolíticas: São as soluções que conduzem energia elétrica. Os compostos dessas soluções são denominados não- eletrólitos. As soluções eletrolíticas se tornam condutoras de energia elétrica por se transformarem quando dissolvidas em água. Exemplos: soluções aquosas de NaCl, KI, NaOH, HCl entre outras.
Soluções não eletrolíticas: São denominadas soluções não-eletrolíticas ou moleculares, as soluções aquosas do açúcar, que não conduzem energia, por exemplo: solução de açúcar, álcool, éter, os compostos destas são denominados não-eletrólitos.
Ionização e Dissociação: A ionização acontece quando uma substância se dissolve e produz uma solução que conduz a corrente elétrica. Formam-se numa reação química entre as moléculas da substância e as moléculas da água.
[pic]
A dissociação diz respeito ao fato das transformações poderem voltar ao estado anterior em sentido oposto, elas são consideradas reversíveis.
[pic] ÁCIDOS
Os ácidos, embora sejam compostos moleculares, são eletrólitos,