Função do gestor ambiental na empresa
Matrícula 2011151647
Trabalho Gestão Ambiental – Prof° Marcelo Marujo
Atividade Dissertativa 2
Atualmente, a sociedade está mais atenta ao comportamento das empresas: as pessoas têm preocupações com o meio ambiente, com a segurança e com a qualidade de vida e dos produtos. Qualidade, aliás, é uma das palavras que foi assimilada pelo consumidor e que tem levado as organizações incorporar novos valores em seus procedimentos administrativos e operacionais.
Muitas empresas, no entanto, não concordam com esta visão da influência ao comportamento sustentável no desempenho no mundo dos negócios. A influência do ambiente afeta, de forma diferenciada, as pequenas, médias e grandes empresas, o que acarreta a diversidade de percepção por parte das organizações. Mas, mesmo não concordando e até se opondo a esta realidade, as empresas estão sendo obrigadas, principalmente através das Leis, assumir responsabilidades sociais e ambientais, através de projetos que incluem a proteção ao meio ambiente, ações filantrópicos e educacionais.
A gestão ambiental surge de forma consciente da empresa que busca um equilíbrio entre o lucro com a conservação ambiental, visto que, embora em alguns casos o custo de um desenvolvimento sustentável seja elevado, há a possibilidade do lucro não ser gerado caso essa medida conservatória ambiental não seja efetivada. Neste momento, insere-se o papel do gestor ambiental, visto que é este quem coordena toda a política ambiental da empresa, definindo estratégias a serem tomadas como os investimentos que serão realizados. Enfim, o gestor ambiental é um profissional essencial para as práticas verdes, ou seja, aquelas que propiciam o crescimento econômico e garantem a conservação dos recursos naturais, uma vez que privilegia os seus usos sustentáveis.
Assim, de forma exemplificativa, podemos listar alguns objetivos a serem alcançados pelo gestor ambiental no seu campo de atuação empresarial: minimizar a quantidade