Função do circulante cirurgico
O bom instrumentador(a) se prepara antes da cirurgia começar, prevê o material a ser usado e já conhecendo a equipe cirúrgica pode inclusive preparar o paciente de acordo com a preferência da mesma.
Durante o ato cirúrgico, compete ao instrumentador(a) monitorar o material usado e fazer a solicitação de reposição de material de consumo. Também é importante que o instumentador(a) esteja atento aos movimentos da equipe cirúrgica, tendo sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.
O instrumentador(a) deve estar atento à manutenção da assepsia de toda a equipe cirúrgica. É extremamente importante que o instrumentador(a) possua noção espacial para que não contamine sua mesa quando de movimentos repentinos ou inesperados de qualquer membro da equipe cirúrgica.
Para que o bom profissional possa ser ainda mais eficiente é necessário que ele conheça não apenas o nome e apelido de todo o instrumental, mas que conheça os gestos e principalmente tenha capacidade de observar a seqüência do ato cirúrgico, a fim de poder passar o instrumental antes mesmo do cirurgião o pedir.
Também compete ao bom instrumentador(a) evitar desperdício de material, contudo não tornar esta necessidade uma obrigatoriedade, de tal modo que a ecoomia de material não prejudique a qualidade e eficiência do ato cirúrgico.
Descrição detalhada 1. Preparar as salas de cirurgia, com equipamentos, mesas, medicamentos, material de sutura e anti-sepsia. 2. Preparar o instrumental cirúrgico, segundo o tipo de cirurgia. 3. Desempenhar