Circulante
O circulante de sala deve:
- controlar e orientar o uso correto do uniforme privativo, visando à segurança do paciente.
- Auxiliar os elementos da equipe cirúrgica a vestirem o avental e as luvas.
- Iniciar a abertura dos pacotes em seqüência de uso e obediência à técnica asséptica.
- Auxiliar a montagem da mesa de instrumentação, apresentando os artigos médicos necessários ao procedimento cirúrgico.
Procedimentos relacionados ao paciente:
Para o transporte do paciente da área de recepção até a sala de operação, o enfermeiro deve considerar os problemas detectados no recebimento e prover sua segurança física e emocional. Para tal, a maca deve ter grades e travas e o funcionário responsável pelo transporte, estar orientado a transportar o paciente, posicionando-se sempre à cabeceira da maca, observando a expressão facial do doente e tomando os cuidados necessários com infusões e drenagens.
Transferência do paciente para a mesa de operação:
Após a apresentação do paciente à equipe da sala de operação, ele deve ser passado para a mesa cirúrgica, mantendo sua privacidade, segurança física e emocional e seu conforto. Alguns cuidados devem ser tomados para a transferência do paciente, como:
- nivelamento da altura da mesa cirúrgica com a maca.
- posicionamento da maca contra as laterais da mesa cirúrgica, evitando assim sua movimentação que pode ocasionar a queda do paciente.
- solicitar ao paciente para que passe para a mesa cirúrgica, se fisicamente capaz.
- posicionar confortavelmente o paciente na mesa cirúrgica
Proporcionar apoio emocional ao paciente:
O sucesso de uma cirurgia depende da perícia de toda a equipe cirúrgica. Cada membro da equipe tem importante papel na manutenção do preparo psicossomático dos pacientes. Interações adequadas minimizam o medo e favorecem o alívio da dor e mal estar, além de ajudar a enfrentar situações desagradáveis ou desconhecidas.
Avaliar continuamente e