Trabalho
Orientar a família sobre riscos da cirurgia, necessidade de cuidados pré e pós-operatórios e apoio acompanhamento do paciente.
• Verificar a compreensão das prescrições pré-operatórias:
Verificar se houve o preparo intestinal adequado, banho e preparo da pele.
• Avaliar a necessidade de transporte e locomoção e cuidados pós-operatórios:
Avaliar a necessidade de locomoção do paciente e a necessidade do uso de maca ou cadeiras de rodas e se o paciente irá necessitar do uso de órteses e próteses após a cirurgia as quais podem ocasionar uma necessidade temporária ou definitiva do uso de equipamentos auxiliares na locomoção.
Fatores de Saúde que Afetam os Pacientes no Período Pré-Operatório:
• Estado Nutricional:
Avaliação do estado nutricional do paciente, obtendo informações sobre obesidade, subnutrição, perda de peso, deficiência em nutrientes específicos, anormalidades metabólicas e efeitos de medicamentos sobre a nutrição e problemas do paciente hospitalizado.
• A desidratação, hipovolemia e distúrbios eletrolíticos:
Podem levar á problemas significativos principalmente em pacientes que sofrem mais influencia destes fatores como idosos e crianças.
Além de afetar o paciente durante a cirurgia o estado nutricional pode ainda afetar sua recuperação e prejudicando a cicatrização da ferida operatória (FO).
• Drogas ou Álcool
• Estado Respiratório:
Em casos de comprometimento da função respiratória é indicada a suspensão da cirurgia. Pacientes portadores de patologias do trato respiratório como DPOC, asma são cuidadosamente avaliados sendo que se avalia também o uso de medicamentos para que não comprometa ainda mais a função respiratória.
Pacientes tabagistas são orientados a parar de fumar por pelo menos 48 horas antes da cirurgia.
• Função Cardiovascular:
É indicado que o paciente que se submeterá a uma intervenção cirúrgica esteja assegurado de um bom funcionamento