Função de linguagem e Tipos de Textos
Prof.: Fernando
Aluna: Valentina
Data: 17/10/14
Reflexão das Aulas
Função de linguagem e Tipos de Textos
Quando realizamos um ato de comunicação escrita através de textos, escolhemos as palavras e então passamos a organizá-las de acordo com nossas vontades. E esse processo seletivo de combinação, ordenação, seleção e estruturação não são feitos de qualquer forma, pois temos a intenção de se comunicar, passar uma mensagem, mostrar nossos sentimentos, convencer alguém sobre determinados assuntos ou situações e de ser compreendidos.
Em nosso dia a dia percebemos uma variedade de formas de comunicações e dentro dessas comunicações existem as suas funções, estruturas, formas e independente de qual seja a forma cada um tem um objetivo.
Depoimentos, entrevistas, teatro, músicas, cinemas tem a finalidade de nos emocionar, nos envolver, expressar sentimentos, as inquietações do próprio eu e nesse esse tipo de comunicação a função emotiva é fundamental. O jornal que nos informa sobre os acontecimentos na sociedade tem como objetivo traduzir a realidade através da informação, a linguagem é imparcial e objetiva.
Uma receita de um bolo que nos conduz ao preparo do mesmo informando o que é necessário, informando os ingredientes e os comandos para preparar esse alimento, propagandas na TV que nos estimulam a comprar um produto vendido em uma loja utilizando-se da função apelativa. Em nosso cotidiano nos
deparamos também com conversas ao telefone em que enfatizamos para a outra pessoa que nos escuta, se ela está entendendo o que falamos se está na escuta, usamos frases para testar como, por exemplo, “veja bem”, “Olha”. Outra função textual também importante é encontrada em textos literários, em slogans, tendo uma função mais poética devido aos cuidados com a sonoridade, as palavras, o ritmo, como se estabelece e como é desenvolvida a estrutura das idéias. Deparamos-nos também com textos que dialogam com