Função da produção em curta-metragem
Raffaela Reis1
RESUMO Este artigo tem como principal objetivo tratar sobre as funções da equipe produção no ramo cinematográfico, caracterizar o papel dos produtores e suas formas de trabalho, diferenciando as suas subdivisões. As reflexões teóricas deste artigo são parte do estudo feito para que seja possível uma boa produção de um curta-metragem, que está sendo desenvolvido para a disciplina de Mídias Audiovisuais da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Foram feitas pesquisas bibliográficas e a partir delas foram escolhidos alguns conceitos sobre produção num produto audiovisual.
PALAVRAS-CHAVE
Produção; Produto audiovisual; Curta-metragem.
INTRODUÇÃO O seguinte artigo foi feito a partir de estudos prévios a criação de um curta-metragem, onde toda a equipe é composta por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os alunos participantes do projeto têm pouca ou nenhuma experiência em suas funções e o orçamento é praticamente nulo, por essas e outras questões que o planejamento de todas as etapas de um produto cinematográfico, desde a pré-produção até a finalização, é parte substancial para o sucesso, tendo o produtor e sua equipe, assim, um papel de extrema importância.
Dessa forma, entende-se que o produtor é quem faz ser possível pôr em prática todos os elementos necessários para que um roteiro se torne um filme. Ele está envolvido em todas as etapas de realização do projeto e, portanto, tem grande responsabilidade sobre o resultado final.
A EQUIPE DE PRODUÇÃO A palavra produção, vinda do latim productio onis, significa ato ou efeito de fabricar, realizar. Diversos autores afirmam que a produção é o elemento mais importante da obra audiovisual, pois a criação só ganha razão quando é produzida.
Em arte, é o conjunto de todas as fases de realizações de uma obra, seja um filme, um vídeo, uma peça de teatro ou um programa de TV.