Função conativa
Função apelativa ou conativa: trata-se de um tipo de discurso onde o emissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação.
Apresentação
1º Ricardo Alves: Apresentar a função conativa ‘’O que é?’’, ‘’Quando ocorre?’’, Como pode ser usada? (Parte 1).
2º Adrielle Souza: Apresentar a função conativa ‘’O que é?’’, ‘’Quando ocorre?’’, Como pode ser usada? (Parte 2).
3º Beatriz Franco: Apresentar a função conativa ‘’O que é?’’, ‘’Quando ocorre?’’, Como pode ser usada? (Parte 3).
4º Thiago Vinicius: Explicar como ocorre a função conativa na literatura.
5º Rosane Moreira: Explicar como ocorre a função conativa na pintura.
Conceito
Função apelativa ou conativa
A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo.
Características * Verbos no imperativo. * Orações que expressam desejo. * Referencia direta ao receptor.
Função conativa * ‘’O que é?’’, ‘’Quando ocorre?’’, Como pode ser usada?. É a função que está centrada no destinatário; tem como objetivo influenciar-lhe o comportamento ( o termo conatus do Latim significa procurar influenciar alguém por meio de esforço); estabelece entre a mensagem e o receptor, uma vez que toda comunicação objetiva obter do receptor uma reação. É representada gramaticalmente pela segunda pessoa verbal, pelo imperativo e vocativo. Quando a situação exige objetividade, atenção rigorosa do receptor e o emissor sente que é necessário influenciá-lo a tomar uma decisão, a função de linguagem mais indicada é a conativa.