Funçao conativa
Função apelativa ou conativa
A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Em propagandas, geralmente é utilizada em imagens ou vídeos, que chamam a atenção para o produto.
Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo.
Exemplos:
• "Fique antenado com seu tempo...";
• "Compre aqui...!" é a tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.
Exemplos no âmbito jurídico:
-----------------------
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ....ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....
....................................., já qualificada nos autos de AÇÃO PENAL nº ...., promovida pela Justiça Pública, neste R. Juízo, vem com o devido acatamento na presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu defensor, que esta subscreve, em
DEFESA PRÉVIA
para dizer que,"data venia" não concorda com os termos da denúncia, porém, apresenta maiores detalhes de sua contrariedade, posteriormente e, neste ato protesta pela oitiva das testemunhas da denúncia, bem como as apresentadas abaixo:
1º) ...., (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ....
2º) ...., (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ....
Termos em que,
Pede deferimento.
...., .... de .... de ....
..................
Advogado OAB/..
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE ....
......................................, já qualificado nos autos de Inquérito Policial, instaurado pela Delegacia de ..., nesta comarca, e que perante este M.M. juízo tramita, atualmente