funçoes organanicas
367 palavras
2 páginas
Entre as funções orgânicas, uma categoria importante é a das funções que possuem nitrogênio em sua fórmula. 1. AminasSão funções orgânicas derivadas da amônia (NH3) onde um, dois ou os três hidrogênios são substituídos por um ou mais radicais orgânicos. Na nomenclatura oficial, apresentam o sufixo amina:
N-R → radical + sufixo amina.
Exemplos:
H3C − CH2 − NH2 etilamina 2. Amidas
São funções orgânicas com um radical (CONH2). Apresentam o sufixo amida na nomenclatura oficial:
Exemplo:
3. Nitrocompostos
São funções orgânicas que possuem um ou mais radicais nitro (NO2). Na nomenclatura oficial sua denominação é composta pelo prefixo nitro e o nome do hidrocarboneto:
R- NO2 → nitro + hidrocarboneto
Exemplo:
CH3 − C H2 − NO2 nitroetano Obs.: Os nitrocompostos são frequentemente explosivos, ou seja, decompõem-se facilmente por meios exotérmicos violentos. 4. Nitrila
São funções orgânicas derivadas do gás cianídrico (HCN) com um radical (-CN). Na nomenclatura oficial apresentam o sufixo nitrila precedido do nome do hidrocarboneto:
R- CN → hidrocarboneto + nitrila
Exemplos:
H3C − CH2 − CN etanonitrila H3C − CH2 − CH3 − CN propanonitrila Dentre as funções orgânicas, aquelas que possuem oxigênio estão entre as mais numerosas e mais importantes. 1. Álcoois
São funções com um radical hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado. Na nomenclatura oficial apresentam o sufixo ol.
[Obs.: carbono saturado é aquele que possui somente ligações simples.]
-OH → sufixo ol.
Exemplos:
CH3 – OH → metanol.
CH3 C – CH2 OH → etanol. 2. Fenóis
São funções com um ou mais radicais hidroxila (-OH) ligado(s) a um anel aromático. Na nomenclatura oficial apresentam o prefixo hidroxi.
3. Aldeídos
São funções com um radical carbonila (-CHO) na extremidade da cadeia. Na nomenclatura oficial apresentam o sufixo al.
Exemplos:
4. Cetonas
São funções com um radical