funçoes inorganicas e organicas
Curso: Biologia Data: 27/05/14
Disciplina: Química (tutoria) Prof: Mariana Marroig
Funções Inorgânicas
Para a melhor compreensão dos compostos inorgânicos, os mesmos foram agrupados em famílias de compostos com características semelhantes, surgindo assim as funções inorgânicas. Na química estudamos as seguintes funções: ácido, bases, sais e óxidos.
Ácidos - São todas as substâncias covalentes que liberam um íon H+ em água (ionização), ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H+.
Identifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).
As principais características dos ácidos são: sabor azedo (em geral tóxicos e corrosivos); conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base, que são substâncias orgânicas); reagem com base formando sal e água.
Classificação dos Ácidos - Hidrácido é um ácido que contém hidrogênio e não contém oxigênio. Adicionalmente, ao perder cátions hidrogênio deve produzir uma base conjugada. A força dos hidrácidos é determinada em função da porcentagem de moléculas que se ionizam em relação à quantidade total de moléculas dissolvidas (grau de ionização). Gasosos na temperatura ambiente. Nomenclatura: Os hidrácidos possuem a terminação ídrico (ácido + nome do elemento + ídrico). Exemplo: ácido clorídrico (HCl).
Oxiácido - Como são obtidos através da hidratação dos óxidos ácidos, obedecem a mesma