Fungos
Microsporídios, Quitrídios, Zigomicetos, Glomeromycota, Ascomycota
Basidiomycota.
Fonte: Raven Biologia Vegetal 8º edição
2) "Os fungos são de suma importância tanto ecológica quanto econômica". Comente essa afirmação em termos gerais e com referências específicas a cada um dos grandes grupos de fungos, incluindo as leveduras, os liquens e as micorrizas.
Os fungos exercem grande importância econômica e ecológica:
As Leveduras são fungos unicelulares, são agentes de fermentação alcoólica, na produção do álcool industrial e de todas as bebidas alcoólicas destiladas ou não destilada; são utilizadas na panificação; são, pelo menos potencialmente, importantes fontes de proteína e de fatores de crescimento, passíveis de serem utilizadas na alimentação animal e, mesmo, humanas.
As Micorrizas exercem um importante papel ecológico e econômico principalmente na agricultura devido Diversas plantas vasculares exercem relação de simbiose com fungos. A micorriza confere uma melhor absorção de nutrientes e água pelo vegetal que, em troca, fornece energia e carbono a esses organismos. Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são os mais importantes para o campo da Agricultura. Eles são capazes de formar micorrizas com 95% das espécies cultivadas e as mais cultivadas. A vantagem da associação destes fungos com as raízes das plantas se traduz num melhor desenvolvimento delas, em virtude da absorção de nutrientes, inclusive aqueles menos solúveis, como o fósforo, zinco e cobre. Com isto, benefícios são conseguidos desta associação, pois as plantas crescem mais fortes, mais produtivas e resistem melhor às adversidades de clima, pragas e doenças. Isto é muito importante se considerarmos que os solos brasileiros, em geral, são de baixa fertilidade, ácidos, pobres em nutrientes e com grande carência de fósforo. Entretanto, deve-se levar em consideração que nem sempre o FMA contido no solo é o mais indicado para proporcionar