fungos
MICROBIOLOGIA
06/01/14 – FUNGOS
Características gerais dos fungos: o o
Doenças lentas, demoradas. Tratamentos prolongados e os fármacos são tóxicos.
A célula fungica é um eucarioto, como a célula animal. Tem diferença na parede celular, membrana citoplasmática.
Antigamente os fungos eram classificados no reino vegetal, mas eles não possuem clorofila, não tem celulose e não fazem fotossíntese. Agora são reino Fungi. o Heterotróficos: eles dependem de uma fonte orgânica de carbono - nutrição por absorção. o
Secretam enzimas para o meio externo: para degradar os substratos e absorver compostos. Em muitos fungos, essas enzimas constituem os fatores de virulência.
Induzem respostas inflamatórias do hospedeiro e são responsáveis pelas lesões clinicas que afetam os animais.
o
Reprodução sexuada e assexuada:
Reprodução Assexuada: sempre, durante seu ciclo de vida. Faz proliferação. Quando causa lesão no hospedeiro está na forma assexuada (99,9%).
Reprodução sexuada: que faz variabilidade.
o
Parede celular composta por açucares: é uma composição especifica e que caracteriza da célula fúngica. Parede celular das leveduras tem açucares glucanas - capacidade de melhorar as respostas imunológicas dos indivíduos. É utilizada como probiótico.
o
Apresenta estruturas que são características, e elas caracterizam as células:
Unicelulares – Leveduras
Pluricelulares com filamentosos – Mofos
o
Dependendo de como ela se organiza, dá origem a dois tipos diferentes de fungos:
Fungos Leveduriformes
Fungos Filamentosos
Por essas características, se organizam de forma diferente, assumem características macroscópicas, microscópicas e fisiológicas completamente diferentes. o Há Fungos em todos os lugares (ar, água, solo, detritos orgânicos).
o
Importância biológica muito grande!Juntamente com a bactéria, fazem a degradação da matéria orgânica. Isso é importante para os ciclos de