Fungos
Fungos
Três classes, características, importância, seus representantes e exemplos.
E.E.B Elza DeekeTrabalho da disciplina de BiologiaProfessor(a): Andressa2º ano 1- Ensino Médio
Otacílio Costa, 04 de Agosto de 2014
10909301800860ZYGOMYCOTA: Inclui fungos de micélio cenocítico, ainda que septos podem separar estruturas como os esporângios. A reprodução pode ser sexuada, pela formação de zigosporos e assexuada com a produção de esporos, os esporangiosporos, no interior dos esporangios. Muitos zigomicetos são essenciais na ciclagem de matéria, decompondo detritos orgânicos e permitindo a reutilização de seus elementos por outros seres vivos. E alguns zigomicetos são usados na produção de alimentos, como o “tempeh”, feito à base de grãos de soja, e bebidas alcoólicas à base de arroz.Exemplo:
11868152296160BASIDIOMYCOTA: Compreende fungos de hifas septadas, que se caracterizam pela produção de esporos sexuados, os basidiosporos, típicos de cada espécie. Conídios ou propágulos assexuados podem ser encontrados. A espécie patogênica mais importante se enquadra na classe Teliomycetes. A importância dos Basidiomycota é variada, tanto sob o ponto de vista ecológico, como nos setores de alimentação, biotecnologia e medicinal. No enfoque ecológico, os basidiomicetos possuem papel fundamental na ciclagem de nutrientes e manutenção dos ecossistemas, atuando na degradação da matéria orgânica. Os compostos bioativos produzidos por esses fungos são utilizados hà décadas para produção de antibióticos e antifúngicos. Os Basidiomycota se destacam também como agente infeccioso. Exemplo:
ASCOMYCOTA: Agrupa fungos de hifas septadas, sendo o septo incompleto, com os típicos corpos de Woronin. A sua principal característica é o asco, estrutura em forma de saco ou bolsa, no interior do qual são produzidos os ascosporos, esporos sexuados, com forma, número e cor variáveis para cada espécie. Algumas espéeies produzem ascocarpos e ascostromas